quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi

Corpus Christi


Expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula 'Transiturus' de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Fonte: Internet

2 comentários:

  1. Oi amiga!!! como foi a festa, muito bom o esclarecimento. Até eu tinha algumas dúvidas, Pequeno e esclarecedor!!! Grande beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. [B]PARABÉNS MINHA AMIGA!!!SÓ AGORA VI QUE FEZ ANOS DIA 10 JUNTO COM MINHA SOGRA.
    QUE O SENHOR JESUS TE CUBRA DE AMOR, LUZ E PAZ.
    BEIJO SUAS MÃOS.
    LIANDA

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário.
Um forte abraço.